22 Sept 2013

Dra tilbake

"Så kanskje vi kan dra tilbake.
Fortiden kan ikke nås, for tiden vil gå.
Fremtid er minnene man lever for å oppnå.
Fremtiden kan ikke spås, det tar tid å forstå.
Men tiden er de beste minner akkurat nå."

Eu nunca quis culpar você, por mais que eu achasse que esse fosse o problema a princípio. Mas acontece que a vida me mostrou que o inimigo é na verdade algo que a humanidade ainda não consegue compreender completamente: o tempo. O que aconteceu naqueles dias nunca será desfeito ou mesmo esquecido, mas não é como se pudessemos voltar atrás. É possível viajar no tempo, mas apenas para o futuro. O que vai, não volta. E se volta, é porque jamais deveria ter ido.

Acredito que hajam certos pontos que acabam por acelerar os processos, e no nosso caso eu creio que tenha sido quando você passou a se importar mais com aquelas vidas que você não encontra pelas ruas. Aquelas que um terceiro criou, mas que você se envolveu tanto do mesmo jeito. Eu simplesmente não podia suportar que aquelas pessoas te importavam tanto quando eu estava tão longe de tudo isso. Eu basicamente não consegui te acompanhar e por isso sentia que nada funcionava mais. Que não havia muito mais o que fazer, que mesmo que eu tentasse combater isso, mais cedo ou mais tarde chegaria o dia em que não nos falaríamos mais.

Fico lembrando das conversas que tivemos, e do jeito que a tua voz soava naquele tempo. Pergunto-me se continua a mesma, ou se você mudou o tom para falar sobre qualquer coisa. Eu tenho saudades do tempo em que até "Ei, que saber de uma coisa legal? Meu sabonete de morango deu formiga" fazia-me rir como se não houvesse nada mais engraçado. Ah, mas eu não acho que você vá lembrar dessa frase, não é mesmo? Faz tempo, sim. Faz muito tempo.

O que mais dói é que hoje em dia ainda há possibilidade de manter contato, mas isso tornou-se tão difícil por causa dos caminhos diferentes que seguimos. Enquanto você se tornou uma pessoa adepta de muitas ideologias, eu me tornei uma pessoa que mantém as opiniões para si mesma - e pior que isso, alguém que pensa basicamente o contrário sobre boa parte das coisas que tu defendes.

E é tão estranho pensar como você me influencia até hoje. Você sabe muito bem que eu só gosto de certa cantora por tua causa. Eu lembro até que comecei a ler Crepúsculo só porque tu leu também, risos. Eu sei, você provavelmente não queria lembrar disso, peço perdão. Ainda hoje tento dar chance às coisas que você indica - não só a mim, mas a todos. Só que um dos teus maiores defeitos, na minha opinião, é gostar daqueles quadrinhos em que deuses antigos são usados como super-heróis. Eu sei que tu és uma pessoa de bem e que tu gostas de defender os "fracos e oprimidos", mas é uma tremenda hipocrisia da tua parte não compreender o quão ofensivo isso é para aqueles que acreditam em tais deuses. Perdão, eu não queria realmente falar sobre isso aqui, mas enfim...

Eu jamais citei teu nome neste texto, mas tenho certeza que tu sabes quem és. Caso não saiba: teu desenho não era mal feito, e a carta está guardada na gaveta de um dos móveis que ficaram no Brasil. Eu nunca consegui te mandar aquela carta com 23 páginas, mas quem sabe um dia eu ainda faça isso.

O meu objetivo com este post é meio óbvio. Além disso, eu quero que tu saibas que não esqueci de ti, e provavelmente jamais irei. E por mais que o tempo tenha ido embora e nada seja como antes, sempre vai existir aquele sentimento confortável ao pensar em ti.

Se cuide, linda.

"Det er sånn det blir med tiden, vennene spres med vinden.
Så møtes vi og føler som om alle var der hele tiden.
Husker godt hvordan ting var før, det er klart jeg savner det.
Da fasttelefon var det vi knyttet oss sammen med."

1 comment:

Thay said...

E quando acho que não tem como melhorar, você vai lá e melhora. Escreve tão bem, e com tanto sentimento! Não consigo fazer isso, sempre parto para temas mais descompromissados, por mais que meu emocional esteja pedindo por um escape. Sei lá, não consigo me colocar tão bem em palavras como você faz.

E a pessoa a quem você dedica o post deve ser muito especial. Lembrar de frases que ela disse, ou mesmo de situações que passaram, e com tanto carinho, é de derreter o coração. Mas é como você disse, não há remédio para a ação do tempo. Por mais que a gente queira viver um certo instante para sempre, cedo ou tarde ele vira apenas uma lembrança. E a gente tem que conviver com a ideia de que certas coisas não voltam, por mais que a gente queira - ou, mesmo, precise.

Fica bem! =*